oldpages‎ > ‎

empreendedorismo 1 2018.1

ATENÇÃO: Dias 12/07 e 17/07 teremos orientação sobre a proposta de negócio e pitch, as equipes devem procurar o professor na sala MP58. No dia 19/07 teremos a prévia do pitch em sala de aula (traga pendrive ou notebook).

Veja as entregas das atividades AQUI

TER - QUI 15h30-17h30 Sala:  TER Sala PAV03, QUI Sala PAT19

Ementa:

Empreendedorismo, empresas e mercados, diagnóstico  de mercados, oportunidades de negócios, inovação, noções de propriedade intelectual, planejamento do negócio, plano de negócios, orgãos/instituições de apoio a novos empreendimentos, estudo de casos. 

Materiais da Aula:



Atividades a serem entregues

Todas as atividades devem ser realizadas dentro do prazo estabelecido. Devem ser entregues por email aulas+exa859@artificial.eng.br até o dia anterior da aula, entregas após este prazo serão consideradas atraso.

Atividade 1:  Preencha a tabela da Missão 1 pg.28 do Guia essencial para empreendedores - Descoberta - Volume 1 (Sebrae MG), ver em materiais. Entrega até 04/ABR.

Atividade 2: Envie a lista de coisas que você faz para se divertir, nomes de pessoas que admira e porque, coisas que você faz com facilidade. Faça sua declaração de propósito: “Eu gostaria de <verbo do que você irá fazer> para <verbo de como irá ajudar> <quem é o grupo de pessoas>”. Veja slides da aula. Entrega até 09/ABR.

Atividade 3: Envie por email o texto do pitch, o cartão de visita, e tema/problemas/desafios até dia 16/04. 
a) Elabore seu pitch pessoal (quem você é? o que você faz? o que você fez? seus diferenciais? qual seu propósito? como ajuda as pessoas?). Apresente para alguém e peça feedback (o que foi interessante? o que pode ser melhorado?). Apresente também na próxima aula (60 seg) junto com seu cartão de visita impresso.
b) Ler pág.45 até ‘Missão 1: Identificando Seu Desafio Estratégico’ no Guia essencial dos empreendedores - Ideação - Volume 2. Faça a Missão 1: Identificando Seu Desafio Estratégico, definindo tema, problemas e desafios (pense em vários problemas e desafios e considere o seu propósito feito anteriormente, não coloque solução no problema). Tente alinhar com estes desafios: https://www.openstartups.net/br-pt/#challenges .Você irá apresentar o resultado desta atividade em sala de aula.

Atividade 4: Pesquisa de Mercado.  Resultado da Atividade de Pesquisa Secundária (reveja os slides, defina e responda suas perguntas, faça suas pesquisas e faça um texto descrevendo clientes, setor econômico e concorrência, citando as fontes das informações, mínimo 2 páginas). Depois faça a leitura solicitada depois (livro "Sua ideia ainda não vale nada" até pg.41, veja em outros materiais). Envie por email até dia 02/05, apresentação dia 03/05 na aula. Veja mais em http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Busca?q=pesquisa%20de%20mercado

Atividade 5: Validação Problema/Cliente: Monte seu roteiro de validação de problema e cliente, conforme o ebook 'Sua ideia ainda não vale nada'. Envie seu roteiro por email até dia 17/05. E comece a conversar com seus clientes, faça pelo menos 3 entrevista até a aula de 21/05, e traga um resumo do que você aprendeu com cada entrevista. Depois, não pare, faça entrevistas de validação de problemas e clientes toda semana!

Atividade 6: Construa, para cada perfil de cliente, o mapa de empatia (veja aqui) e a persona do cliente (veja slides, faça um texto de apresentação desta persona com suas características, comportamento, suas dores e seu objetivo, inclua foto da persona). Envie mapas e personas por email até 03/06.

Atividade 7: Construa o canvas de proposta de valor do cliente e produto. Envie por email até 11/06, apresentação em aula. E continue suas entrevistas com clientes.

Atividade 8: Business Model Canvas. Elaboração em sala. Entrega por email e apresentação dia 26/06.  (para elaborar o canvas digital, veja links dos materiais da aula acima)

Atividade 9: Elabore a definição do seu produto/serviço (veja slides). Envie por email até 02/07. Apresente no dia 03/06. E continue suas entrevistas com clientes.

Atividade 10: Plano de Marketing e Metas Financeiras. Veja slides. Prazo: entrega 11/07 por email.

Atividade Final: Proposta de Negócio (veja instruções em Atividades, acima). Prazo PDF por email: 21/07, prévia da apresentação: 19/07, apresentação final: 24/07 (veja O Pitch Quase Perfeito ao final da página e veja a seção Pitch em Outros Materiais)

 

Apresentação

Os componentes curriculares de empreendedorismo objetivam possibilitar aos alunos a construção de competências para a elaboração e implementação de atividades empreendedoras relacionadas à área de Tecnologia da Informação e Comunicação. O componente curricular Empreendedorismo I objetiva a elaboração e apresentação de uma proposta de negócio relacionado a atividades empreendedoras.
 
Empreender é uma importante trajetória profissional para graduados em Engenharia de Computação, que podem criar novos empreendimentos de base tecnológica, seja no empreendedorismo de negócio, inter-empreendedorismo ou empreendedorismo social. O componente busca desenvolver atitudes e competências de um empreendedor, “uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões” (Fillion, 1999), “aquele que sempre está buscando a mudança, reage a ela, e a explora como sendo uma oportunidade” (Drucker. 1987).

Habilidades e Competências

Auto-reflexão sobre sua trajetória
Desenvolvimento da criatividade
Pro-atividade
Identificação de problemas, clientes e oportunidades
Validação de problemas e clientes
Apresentação oral de projetos
Escrita de projetos
Modelagem de clientes, soluções e negócios


Objetivos

Geral: 
•   Compreender o empreendedorismo e desenvolver a capacidade pessoal de empreender.
 
Específicos: 
•  Refletir sobre seu propósito
•  Realizar validação de problema e clientes
•  Propor uma idéia de negócio; 
•  Desenvolver um modelo de negócio; 
•  Realizar a definição de um produto/serviço; 
•  Planejar e executar uma pesquisa e análise de mercado; 
•  Desenvolver uma proposta de negócio; 
•  Apresentar sua proposta de negócio; 

Conteúdo Programático

Empreendedor e Empreendedorismo
Atitude Empreendedora, Propósito
Análise e Pesquisa de Mercado
Problema e Segmentos de Clientes
Validação e Ferramentas
Ideia e Conceito de Negócio
Modelo de Negócio
Definição de produto
Plano de Negócio

    
Metodologia

A metodologia deste módulo será de aulas expositivas, atividades e discussão em sala de aula. 

Material Utilizado 

Salas tradicionais de aula, com quadro negro ou branco, kit para escrever nos quadros,  computador e projetor multimídia. 

Avaliação

A avaliação envolverá frequência, participação nas atividades e proposta de negócio. 

A Nota Final (NF) em Empreendedorismo I será ponderada entre a nota de seu desempenho no decorrer das aulas (ND), a nota do plano de negócio (NP) e a nota da apresentação do plano de negócio (NA):

NF= (0,30×ND) + (0,50×NP) + (0,20×NA)

Caso o aluno não entregue e/ou não apresente a proposta de negócio receberá nota 0,0 (zero) para as avaliações NP e NA.

A nota de desempenho será 20% para a frequência do aluno e 80% para a realização das atividades propostas em aula.

A melhor apresentação da proposta de negócio escolhida pela banca receberá nota 10,0 na média da disciplina.

Calendário

Acompanhe pelo portal do aluno.




Veja também: 

Conheça a comunidade de Startups de Feira de Santana, 'Santana Valley'.


Ċ
Angelo Loula,
13 de set de 2018 11:28
Comments