oldpages‎ > ‎

EXA861 - Introdução à Engenharia de Computação, T02

Veja aqui as notas e registros de entrega dos trabalhos! Instruções sobre a prova final foram enviadas por email, em caso de dúvidas entre em contato.

Horário:

QUINTA 7h30-9h30

Ementa:

A Engenharia. A Computação. Formação do engenheiro de computação. O profissional de Engenharia de Computação. Regulamentação da profissão.  Questões ambientais da engenharia da computação. Noções de mecânica dos sólidos e fenômenos dos transportes.

Material das Aulas
(veja ao final desta página e ao final desta também)

Entrega de trabalhos:

Importante:  Todos trabalhos serão entregues por email, siga as instruções abaixo

Envie email para 'aulas+exa861@artificial.eng.br' e no assunto do email coloque o número do trabalho e seu nome completo, conforme exemplo:

Assunto: Trabalho 1, Fulano de Tal

Sua resposta ao trabalho solicitado deve ser escrita no corpo da mensagem. NÃO envie anexos.

Você receberá uma resposta automática quando enviar seu email conforme as instruções acima. Se não receber uma resposta em poucos minutos após seu envio, envie novamente.

Trabalhos:

Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo (dia e horário).

Trabalho 1 - Porque você decidiu fazer Engenharia de Computação? O que você gostaria de conhecer mais no curso? O que você pretende fazer depois de formado e em que área pretende atuar?, entrega até 11/09, 23 horas. Faça um parágrafo com no mínimo 80 palavras para cada item.

Trabalho 2 - Qual a sua posição pessoal em relação a regulamentação da profissão de engenheiro de computação? Como você acha que os engenheiros de computação podem valorizar mais a profissão? Qual a importância do diploma de engenheiro de computação? Você pretende trabalhar mais próximo da atividade de engenharia (aproximando-se da atividade de outros engenheiros) ou de computação (aproximando-se da atividade de outros profissionais da computação)? Entrega até 18/09, 23h00min , faça um texto com no mínimo 300 palavras.

Trabalho 3 - Como foi seu contato com a computação? Quando você teve acesso ao primeiro computador? Quando teve acesso ao primeiro videogame? Quando teve acesso à Internet? Descreva sua experiência. Entrega até 25/09, 23h00min, faça um texto com no mínimo 300 palavras.

Trabalho 4 - Quais seus planos de estágio e TCC? Quando vai estagiar, em qual cidade, em que área, como vai buscar o estágio? Pretende fazer estágio não-obrigatório? Qual tipo de TCC pretende fazer? Em que área, que tema tem interesse?. Entrega até 02/10, 23h00min, faça um texto com no mínimo 300 palavras.

Trabalho 5 -  Na aula discutimos sobre questões ambientais da computação. Reveja os vídeos sobre lixo eletrônico e consumo de energia abaixo e leia os textos abaixo sobre lixo eletrônico. Quais são as práticas adequadas e inadequadas que você e/ou sua família adotam em relação a lixo eletrônico e consumo de energia de aparelhos eletrônicos? Quais são os principais problemas sobre lixo eletrônico e consumo de energia de aparelhos eletrônicos que a sociedade enfrenta hoje? Quais soluções você proporia? Justifique. Entrega até 17/10, 23h00min horas, faça um texto com no mínimo 300 palavras.

Seminários

Duração de cada seminário, 30 min a 35 min. 

07/11/2013 paralisação, reposição 1 hora extra em outros dias sobre mercado, concursos, formação e atuação profissional.

14/11/2013 Mobilidade Acadêmica (Jhielson) / Empreendedorismo (João Gabriel) / Propriedade Intelectual Software (Thibério)

21/11/2013 Wearable Computing (Alexandre) / Leap Motion (Cleriston) / 

28/11/2013 Android, visão geral (Lucas) / Sistemas Operacionais Móveis (Ian) / Aprendizado de Programação (Jackson)

05/12/2013 Motor de Jogos (Victor) / Indie Games (Matheus) / General Game Playing (Gabriel)

12/12/2013 Segurança da Informação (Rafael) / Cloud Computing (Edcarlos) / Mineração de Dados (Bruno)

19/12/2013 Nanotecnologia (Raphael) / Automação Residencial (Andrei) / Processamento de Aúdio (Thiago)


Avaliação dos seminários: (se não forem usar computador próprio, tragam slides em pdf)
  • conteúdo da apresentação: o conteúdo é atualizado? permite uma visão objetiva e suficiente sobre o tema? conteúdo com alcance e relevância? evidencia que houve pesquisa sobre o tema?
  • sequência lógica da apresentação: há coesão na sequência das idéias? há objetividade? a explanação é clara? evidencia preparação cuidadosa?
  • uso adequado do tempo: a apresentação manteve-se dentro do tempo máximo? o tempo foi bem distribuído para cada parte da apresentação? chegou no horário?
  • postura: o apresentador teve comportamento adequado durante a apresentação? a postura corporal e oral do apresentador foi adequada? uso adequado da linguagem?
  • resposta aos questionamentos: o apresentador respondeu de forma convincente as perguntas?

Apresentação

Este é um novo componente curricular no curso de Engenharia de Computação da UEFS. Este é um componente curricular do primeiro semestre do curso, que apresenta uma visão geral da engenharia de computação, incluindo o curso, formação, áreas de atuação, regulamentação da profissão, além de aspectos ambientais e específicos da engenharia.

Objetivos, Habilidades e Competências

Geral: 
•   Comprender a engenharia de computação, seu escopo e suas áreas de atuação..
 
Específicos: 
•  Conhecer o curso de engenharia de computação da UEFS e seu currículo.
•  Conhecer a metodologia PBL utilizada no curso engenharia de computação da UEFS. 
•  Conhecer história da computação e identificar sua história pessoal com a computação. 
•  Conhecer diversas área de formação e de atuação da engenharia de computação da UEFS. 
•  Conhecer e discutir sobre as questões ambientais envolvidas com a engenharia de computação. 
•  Conhecer noções básicas de mecânica dos sólidos e fenômenos do transporte e identificar sua aplicação à engenharia de computação. 
•  Ter noções de empreendedorismo em engenharia de computação.  

Conteúdo Programático

O curso de Engenharia de Computação. 
Diretrizes curriculares.
Formação do engenheiro de computação. 
Áreas de atuação do profissional de Engenharia de Computação. 
Regulamentação da profissão.  
Questões ambientais da engenharia da computação. 
Empreenderismo em Computação.
Noções de mecânica dos sólidos e fenômenos dos transportes. 

    
Metodologia

A metodologia deste módulo será de atividades em sala de aula, em conjunto com discussões e algumas aulas expositivas.  

Material Utilizado 

Salas tradicionais de aula, com quadro negro ou branco, kit para escrever nos quadros,  computador e projetor multimídia. 

Avaliação

Este módulo terá três tipos de avaliação, participação nas aulas, seminários e trabalhos.
 A nota de participação nas aulas será dada pela sua presença nas aulas e terá peso de 20%.
 A nota do seminário será a nota de uma apresentação de seminário individual, e terá peso de 40%.
 A nota dos trabalhos será a média das notas de cada trabalho entregue, e terá peso de 40%.

Cronograma Planejado:

Acompanhe pelo portal do aluno.



Bibliografia básica e complementar:

Colegiado do Curso de Engenharia de Computação da UEFS. http://www2.ecomp.uefs.br/

Martin Campbell-Kelly (2009) A Origem da Computação. Scientific American Brasil. http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/a_origem_da_computacao_4.html

Video: A evolução da informática, dos computadores e da internet. http://www.youtube.com/watch?v=vtVxC9ocEu4

Video: A história da internet no Brasil.  http://www.youtube.com/watch?v=rWI5cY-jMS0

Video: Historia do computador em minutos. http://www.youtube.com/watch?v=F3qWg1JBPZg 

Video: Maravilhas Modernas: Tecnologia Digital http://www.youtube.com/watch?v=0LyjSIxPWug  http://www.youtube.com/watch?v=gU7wSVsthsE

Roberto Bigonha. Regulamentação da profissão de informática.  http://homepages.dcc.ufmg.br/~bigonha/Sbc/plsbc.html 


Vídeo: A História Secreta da Obsolescência Planejada. http://www.youtube.com/watch?v=q97DdVViqLg

Vídeo: A História dos Eletrônicos (lixo eletrônico). http://www.youtube.com/watch?v=MPWgqkIVgbw

Vídeo: Momento ambiental Energia. http://www.youtube.com/watch?v=uE5hHRwgRMY

Vídeo. Google Data Center Efficiency Best Practices. http://www.youtube.com/watch?v=voOK-1DLr00

Vídeo. A História Secreta da Obsolescência Planejada http://www.youtube.com/watch?v=o0k7UhDpOAo


Slides das Aulas, veja abaixo.
Ċ
Angelo Loula,
3 de out. de 2013 02:26
Comments