EXA859 - Empreendedorismo I

Veja aqui as notas da disciplina...

TER - QUI 15h30-17h30 Sala:  TER Sala PAT50, QUI ??

Ementa:

Empreendedorismo, empresas e mercados, diagnóstico  de mercados, oportunidades de negócios, inovação, noções de propriedade intelectual, planejamento do negócio, plano de negócios, orgãos/instituições de apoio a novos empreendimentos, estudo de casos. 

Materiais da Aula:

Slides e Atividades

Outros Materiais e Links

Atividades a serem entregues

Todas as atividades devem ser realizadas dentro do prazo estabelecido. Devem ser entregues por email aulas+exa859@artificial.eng.br .

Atividade 1:  Leia até a  pg.28 do Guia essencial para empreendedores - Descoberta - Volume 1 (Sebrae MG) e preencha a tabela da Missão 1, ver em materiais. Com base nesta tabela, faça um texto (mín. 1 página) com um resumo de sua trajetória até aqui, com base nas experiências (positivas e negativas) que lhe marcaram, comente sobre os aprendizados que teve na vida e sobre seus planos para o futuro. Envie por email (veja acima), entrega até 28/MARÇO, 11h.

Atividade 2: Leia da pg. 33 até a  pg.50 do Guia essencial para empreendedores - Descoberta - Volume 1 (Sebrae MG). Faça os três passos da atividade da aula 3 (veja slides) elaborando sua frase de declaração de propósito (o propósito é sempre uma forma de beneficiar outros fazendo algo que você de fato gosta). Envie suas respostas para a atividades por email. Entrega até 02/04, 11h. 

Atividade 3: Elabore seu pitch pessoal (quem você é? o que você faz? o que você fez? seus diferenciais? qual seu propósito? como ajuda as pessoas?).  Apresente para alguém e peça feedback (o que foi interessante? o que pode ser melhorado?). Envie o texto do seu pitch por email, junto com seu cartão de visitas. Envie por email até 04/Abril, 11h. Apresente também na próxima aula (60 seg) junto com seu cartão de visita impresso.

Atividade 4: Ler pág.45 até 52 no Guia essencial dos empreendedores - Ideação - Volume 2. Faça uma levantamento sobre problemas a serem resolvidos, veja slides da aula de ideação, envie pelo menos 3 problemas, com um título e uma breve descrição. Tente alinhar com estes desafios. Envie por email até 03/07, 23h. Apresente também na próxima aula (60 seg). 

Atividade 5: Pesquisa de Mercado.  Resultado da Atividade de Pesquisa Secundária (reveja os slides, defina e responda suas perguntas, faça suas pesquisas e faça um texto descrevendo clientes, setor econômico e concorrência, citando as fontes das informações, mínimo 2 páginas). Depois faça a leitura solicitada depois (livro "Sua ideia ainda não vale nada" até pg.41, veja em outros materiais). Envie por email até dia 16/07, apresentação dia 16/07 na aula. Veja mais em http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Busca?q=pesquisa%20de%20mercado

Atividade 6: Validação Problema/Cliente: Monte seu roteiro de validação de problema e cliente, conforme o ebook 'Sua ideia ainda não vale nada'. E comece a conversar com seus clientes, faça pelo menos 3 entrevista até a aula de 23/07. Envie seu roteiro de entrevista por email até dia 23/07, e envie um resumo do que você aprendeu com cada entrevista  até dia 23/07. Depois, não pare, faça entrevistas de validação de problemas e clientes toda semana!

Atividade 7: Construa, para cada perfil de cliente, o mapa de empatia e a persona do cliente. Envie mapas e personas por email até 01/08.

Atividade 8: Construa o canvas de proposta de valor do cliente e produto. Envie por email até 06/08. E continue suas entrevistas com clientes.

Atividade 9: Business Model Canvas. Elaboração em sala. Entrega por email e apresentação dia 15/08.  (para elaborar o canvas digital, veja links dos materiais da aula acima)

Atividade 10: Crie um Mockup do seu produto e prepare uma apresentação inicial sobre o seu produto. A apresentação deve explicar o seu produto/mockup através de uma estória. Utilize suas personas e faça uso de imagens e desenhos em sua narrativa. A apresentação deve ser feita em sala de aula no dia 27/08.

Atividade 11. Preencha uma planilha financeira com uma estimativa para os primeiros 18 meses do seu negócio, incluindo as receitas alcançadas através de clientes e as despesas no período.  A planilha deve ser enviada por email  até o dia 10/09. 

A proposta de negócio deve ser enviada até o dia 10/09 para o email joao@uefs.br! Clique aqui para obter um template da proposta. 

Prova Final

A prova final consiste em refazer INDIVIDUALMENTE a proposta de negócio com base nos comentários fornecidos pelo professor. Além do novo documento da proposta, deve ser elaborado um outro documento, descrevendo todas as alterações realizadas em cada seção da proposta. Em todas as páginas, de ambos os documentos, deve constar o nome do aluno. A nova proposta e o documento descrevendo as mudanças devem ser entregues pessoalmente ao Professor João B. Rocha-Junior no dia 26/09/2019 às 15h30 na sala S9 do Labotec III. Os documentos não podem ser enviados por email e tem que ser entregues pelo próprio autor. A não entrega destes documentos nesta data implicará em reprovação na disciplina.

Apresentação

Os componentes curriculares de empreendedorismo objetivam possibilitar aos alunos a construção de competências para a elaboração e implementação de atividades empreendedoras relacionadas à área de Tecnologia da Informação e Comunicação. O componente curricular Empreendedorismo I objetiva a elaboração e apresentação de uma proposta de negócio relacionado a atividades empreendedoras.

 

Empreender é uma importante trajetória profissional para graduados em Engenharia de Computação, que podem criar novos empreendimentos de base tecnológica, seja no empreendedorismo de negócio, inter-empreendedorismo ou empreendedorismo social. O componente busca desenvolver atitudes e competências de um empreendedor, “uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões” (Fillion, 1999), “aquele que sempre está buscando a mudança, reage a ela, e a explora como sendo uma oportunidade” (Drucker. 1987).

Habilidades e Competências

Auto-reflexão sobre sua trajetória

Desenvolvimento da criatividade

Pro-atividade

Identificação de problemas, clientes e oportunidades

Validação de problemas e clientes

Apresentação oral de projetos

Escrita de projetos

Modelagem de clientes, soluções e negócios

Objetivos

Geral: 

•   Compreender o empreendedorismo e desenvolver a capacidade pessoal de empreender.

 

Específicos: 

•  Refletir sobre seu propósito

•  Realizar validação de problema e clientes

•  Propor uma idéia de negócio; 

•  Desenvolver um modelo de negócio; 

•  Realizar a definição de um produto/serviço; 

•  Planejar e executar uma pesquisa e análise de mercado; 

•  Desenvolver uma proposta de negócio; 

•  Apresentar sua proposta de negócio; 

Conteúdo Programático

Empreendedor e Empreendedorismo

Atitude Empreendedora, Propósito

Análise e Pesquisa de Mercado

Problema e Segmentos de Clientes

Validação e Ferramentas

Ideia e Conceito de Negócio

Modelo de Negócio

Definição de produto

Plano de Negócio

    

Metodologia

A metodologia deste módulo será de aulas expositivas, atividades e discussão em sala de aula. 

Material Utilizado 

Salas tradicionais de aula, com quadro negro ou branco, kit para escrever nos quadros,  computador e projetor multimídia. 

Avaliação

A avaliação envolverá frequência, participação nas atividades e proposta de negócio. 

A Nota Final (NF) em Empreendedorismo I será ponderada entre a nota de seu desempenho no decorrer das aulas (ND), a nota do plano de negócio (NP) e a nota da apresentação do plano de negócio (NA):

NF= (0,50×ND) + (0,35×NP) + (0,15×NA)

Caso o aluno não entregue e/ou não apresente a proposta de negócio receberá nota 0,0 (zero) para as avaliações NP e NA.

A nota de desempenho será 20% para a frequência do aluno e 80% para a realização das atividades propostas em aula.

A melhor apresentação da proposta de negócio escolhida pela banca receberá nota 10,0 na média da disciplina.

Calendário

Acompanhe pelo portal do aluno.

Veja também: 

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