EXA861 - Introdução à Engenharia de Computação, T01
Veja aqui as notas e registros de entregas de trabalhos!
Instruções sobre a avaliação final foram enviadas por email, em caso de dúvidas entre em contato.
Horário:
QUARTA 13h30-15h30
Ementa:
A Engenharia. A Computação. Formação do engenheiro de computação. O profissional de Engenharia de Computação. Regulamentação da profissão. Questões ambientais da engenharia da computação. Noções de mecânica dos sólidos e fenômenos dos transportes.
Material das Aulas:
(veja ao final desta página)
Entrega de trabalhos:
Importante: Todos trabalhos serão entregues por email, siga as instruções abaixo
Envie email para 'aulas+exa861@artificial.eng.br' e no assunto do email coloque o número do trabalho e seu nome completo, conforme exemplo:
Assunto: Trabalho 1, Fulano de Tal
Sua resposta ao trabalho solicitado deve ser escrita no corpo da mensagem. NÃO envie anexos.
Você receberá uma resposta automática quando enviar seu email conforme as instruções acima. Se não receber uma resposta em poucos minutos após seu envio, envie novamente.
Trabalhos:
Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo (dia e horário).
Trabalho 1 - Porque você escolheu a UEFS? Porque você decidiu fazer Engenharia de Computação? O que você espera aprender no curso?, entrega até 11/09, 11 horas. Faça um parágrafo com no mínimo 80 palavras para cada item.
Trabalho 2 - (a) Qual componente curricular do 1o semestre você acha mais importante? Porque? (b) Qual componente curricular (obrigatório) dos semestres seguintes você mais se interessou? Porque? (c) Qual optativa profissionalizante você acho mais interessante? Porque? (d) Qual função você gostaria de exercer após formado? Porque? Entrega até 18/09, 11 horas, faça um parágrafo com no mínimo 80 palavras para cada item. (consulte material da aula e a página do curso: www.ecomp.uefs.br)
Trabalho 3 - Como está sua adaptação à metodologia PBL? Como você se identifica com cada 'comportamento esperado no tutorial'? Quais seus pontos fortes e quais precisam melhorar? Entrega até 25/09, 11 horas, faça um texto (sem as perguntas) com no mínimo 300 palavras.
Trabalho 4 - Como foi seu contato com a computação? Quando você teve acesso ao primeiro computador? Quando teve acesso ao primeiro videogame? Quando teve acesso à Internet? Descreva sua experiência. Entrega até 02/10, 11 horas, faça um texto com no mínimo 300 palavras.
Trabalho 5 - Qual a sua posição pessoal em relação a regulamentação da profissão de engenheiro de computação? Como você acha que os engenheiros de computação podem valorizar mais a profissão? Qual a importância do diploma de engenheiro de computação? Você pretende trabalhar mais próximo da atividade de engenharia (aproximando-se da atividade de outros engenheiros) ou de computação (aproximando-se da atividade de outros profissionais da computação)? Entrega até 09/10, 11 horas, faça um texto com no mínimo 200 palavras.
Trabalho 6 - Na aula discutimos sobre questões ambientais da computação. Reveja os vídeos sobre lixo eletrônico e consumo de energia abaixo e leia os textos abaixo sobre lixo eletrônico. Quais são as práticas adequadas e inadequadas que você e/ou sua família adotam em relação a lixo eletrônico e consumo de energia de aparelhos eletrônicos? Quais são os principais problemas sobre lixo eletrônico e consumo de energia de aparelhos eletrônicos que a sociedade enfrenta hoje? Quais soluções você proporia? Justifique. Entrega até 30/10, 11h00min horas, faça um texto com no mínimo 300 palavras.
Trabalho 7 - Após as palestras dos professores (veja calendário e slides abaixo), qual foi o tema que você mais se interessou, como você caracteriza seu interesse em estudar mais sobre este tema, sobre cursar disciplinas sobre o tema, sobre trabalhar na área? Justifique sua opinião. Entrega até 04/Jan, 23 horas, faça um texto com no mínimo 300 palavras.
Trabalho 8 - Identifique uma ideia de negócio e elabore seu conceito de negócio (comece assim: "A empresa (nome) oferece (o que é o produto, problema que resolve, necessidade que atende). O produto é (diferenciais). Clientes
(quem comprará) compraram o produto por causa de (benefícios)" e vá ajustando e complementando o texto). Entrega até 04/Jan, 23 horas, faça um texto com no mínimo 200 palavras.
Apresentação
Este é um novo componente curricular no curso de Engenharia de Computação da UEFS. Este é um componente curricular do primeiro semestre do curso, que apresenta uma visão geral da engenharia de computação, incluindo o curso, formação, áreas de atuação, regulamentação da profissão, além de aspectos ambientais e específicos da engenharia.
Objetivos, Habilidades e Competências
Geral:
• Comprender a engenharia de computação, seu escopo e suas áreas de atuação..
Específicos:
• Conhecer o curso de engenharia de computação da UEFS e seu currículo.
• Conhecer a metodologia PBL utilizada no curso engenharia de computação da UEFS.
• Conhecer história da computação e identificar sua história pessoal com a computação.
• Conhecer diversas área de formação e de atuação da engenharia de computação da UEFS.
• Conhecer e discutir sobre as questões ambientais envolvidas com a engenharia de computação.
• Conhecer noções básicas de mecânica dos sólidos e fenômenos do transporte e identificar sua aplicação à engenharia de computação.
• Ter noções de empreendedorismo em engenharia de computação.
Conteúdo Programático
O curso de Engenharia de Computação.
Diretrizes curriculares.
A metodologia de ensino PBL.
Formação do engenheiro de computação.
Áreas de atuação do profissional de Engenharia de Computação.
Regulamentação da profissão.
Questões ambientais da engenharia da computação.
Empreenderismo em Computação.
Noções de mecânica dos sólidos e fenômenos dos transportes.
Metodologia
A metodologia deste módulo será de atividades em sala de aula, em conjunto com discussões e algumas aulas expositivas.
Material Utilizado
Salas tradicionais de aula, com quadro negro ou branco, kit para escrever nos quadros, computador e projetor multimídia.
Avaliação
Este módulo terá dois tipos de avaliação, participação nas aulas e trabalhos.
A nota de participação nas aulas será dada pela sua presença nas aulas e terá peso de 20%.
A nota dos trabalhos será a média das notas de cada trabalho entregue, e terá peso de 80%.
Cronograma Planejado:
Acompanhe pelo portal do aluno.
Bibliografia básica e complementar:
Colegiado do Curso de Engenharia de Computação da UEFS. http://www2.ecomp.uefs.br/
Martin Campbell-Kelly (2009) A Origem da Computação. Scientific American Brasil. http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/a_origem_da_computacao_4.html
Video: A evolução da informática, dos computadores e da internet. http://www.youtube.com/watch?v=vtVxC9ocEu4
Video: A história da internet no Brasil. http://www.youtube.com/watch?v=rWI5cY-jMS0
Video: Historia do computador em minutos. http://www.youtube.com/watch?v=F3qWg1JBPZg
Video: Maravilhas Modernas: Tecnologia Digital http://www.youtube.com/watch?v=0LyjSIxPWug http://www.youtube.com/watch?v=gU7wSVsthsE
Video: George Dyson at the birth of the computer. http://www.ted.com/talks/lang/en/george_dyson_at_the_birth_of_the_computer.html
Roberto Bigonha. Regulamentação da profissão de informática. http://homepages.dcc.ufmg.br/~bigonha/Sbc/plsbc.html
CONFEA http://www.confea.org.br/ e CREA http://www.creaba.org.br/.
Vídeo: A História Secreta da Obsolescência Planejada. http://www.youtube.com/watch?v=q97DdVViqLg
Vídeo: A História dos Eletrônicos (lixo eletrônico). http://www.youtube.com/watch?v=MPWgqkIVgbw
Vídeo: Momento ambiental Energia. http://www.youtube.com/watch?v=uE5hHRwgRMY
Vídeo. Google Data Center Efficiency Best Practices. http://www.youtube.com/watch?v=voOK-1DLr00
Sucata Pós-Moderna (Ciência Hoje)
Resíduo eletrônico: redução, reutilização, reciclagem e recuperação (Com Ciência)
Brasil é o campeão do lixo eletrônico entre emergentes (Estadão)
Slides das Aulas, veja abaixo.