introecomp2017

AVISO: O registro de entregas dos trabalhos estão AQUI. Em caso de dúvidas, envie email.

Foram enviados emails para os alunos que ficaram de final, se não recebeu, faça contato.

Horário:

QUARTA 13h30-15h30

Ementa:

A Engenharia. A Computação. Formação do engenheiro de computação. O profissional de Engenharia de Computação. Regulamentação da profissão.  Questões ambientais da engenharia da computação. Noções de mecânica dos sólidos e fenômenos dos transportes.

Material das Aulas: veja aqui

Entrega de trabalhos:

Importante:  Todos trabalhos serão entregues por email, siga as instruções abaixo:e

Envie email para 'aulas+exa861@artificial.eng.br' e no assunto do email coloque o número do trabalho e seu nome completo, conforme exemplo:

Assunto: Trabalho 1, Fulano de Tal

Sua resposta ao trabalho solicitado deve ser escrita no corpo da mensagem. NÃO envie anexos.

Você receberá uma resposta automática quando enviar seu email conforme as instruções acima. Se não receber uma resposta em poucos minutos após seu envio, envie novamente.

Trabalhos (individuais e pessoais):

Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo (dia e horário).

Trabalho 1 - Porque você escolheu a UEFS? Porque você decidiu fazer Engenharia de Computação? O que você espera aprender no curso?, entrega até 27/09, 11 horas. Faça um parágrafo com no mínimo 80 palavras para cada item.

Trabalho 2 - Como está sua adaptação à metodologia PBL? Como você se identifica com cada 'comportamento esperado no tutorial'? Quais seus pontos fortes e quais precisam melhorar? Entrega até 11/10, 11 horas, faça um texto (sem as perguntas) com no mínimo 300 palavras.

Trabalho 3 - (a) Qual componente curricular do 1o semestre você acha mais importante? Porque? (b) Qual componente curricular (obrigatório) dos semestres seguintes você mais se interessou? Porque? (c) Qual optativa profissionalizante você acho mais interessante? Porque? (d) Qual função você gostaria de exercer após formado? Porque? Entrega até 18/10, 11 horas, faça um parágrafo com no mínimo 80 palavras para cada item. (consulte material da aula e a página do curso: www.ecomp.uefs.br)

Trabalho 4 - Como foi seu contato com a computação? Quando você teve acesso ao primeiro computador? Quando teve acesso ao primeiro videogame? Quando teve acesso à Internet? Descreva sua experiência. Entrega até 01/11, 11 horas, faça um texto com no mínimo 300 palavras.

Trabalho 5 - Reveja slides de Empreendedorismo. Defina um tema, identifique (vários) problemas relacionados a este tema. O que você sabe sobre este problema? Quem são as pessoas afetas por este problema? Como eles resolvem este problema atualmente?  Entrega até 15/11, 11 horas, faça um texto com no mínimo 300 palavras.

Acesse https://www.facebook.com/StartupWeekendFeiraDeSantana/ conheça o maior evento mundial de empreendedorismo, ficou interessado? Quer participar? Faça contato com o professor pelo Facebook.

Trabalho 6 -  Na aula discutimos sobre questões ambientais da computação. Reveja os vídeos sobre lixo eletrônico e consumo de energia abaixo e leia os textos abaixo sobre lixo eletrônico. Quais são as práticas adequadas e inadequadas que você e/ou sua família adotam em relação a lixo eletrônico e consumo de energia de aparelhos eletrônicos? Quais são os principais problemas sobre lixo eletrônico e consumo de energia de aparelhos eletrônicos que a sociedade enfrenta hoje? Quais soluções você proporia? Justifique. Entrega até 06/12, 11h, faça um texto com no mínimo 300 palavras.

Trabalho 7 -  Qual a sua posição pessoal em relação a regulamentação da profissão de engenheiro de computação? Como você acha que os engenheiros de computação podem valorizar mais a profissão? Qual a importância do diploma de engenheiro de computação? Você pretende trabalhar mais próximo da atividade de engenharia (aproximando-se da atividade de outros engenheiros) ou de computação (aproximando-se da atividade de outros profissionais da computação)? Entrega até 13/12, 11 horas, faça um texto com no mínimo 200 palavras.

Trabalho 8 - Após as palestras dos professores, qual foi o tema que você mais se interessou, como você caracteriza seu interesse em estudar mais sobre este tema, sobre cursar disciplinas sobre o tema, sobre trabalhar na área? Justifique sua opinião. Entrega até 24/02, 23h, faça um texto com no mínimo 300 palavras.

Apresentação

Este é um componente curricular do primeiro semestre voltado estudantes ingressantes no curso de Engenharia de Computação da UEFS. Este componente curricular apresenta uma visão geral da engenharia de computação, incluindo o curso, formação, áreas de atuação, regulamentação da profissão, além de aspectos ambientais e específicos da engenharia.

Objetivos, Habilidades e Competências

Geral: 

•   Compreender a engenharia de computação, seu escopo e suas áreas de atuação..

 

Específicos: 

•  Conhecer o curso de engenharia de computação da UEFS e seu currículo.

•  Conhecer a metodologia PBL utilizada no curso engenharia de computação da UEFS. 

•  Conhecer história da computação e identificar sua história pessoal com a computação. 

•  Conhecer diversas área de formação e de atuação da engenharia de computação da UEFS. 

•  Conhecer e discutir sobre as questões ambientais envolvidas com a engenharia de computação. 

•  Conhecer noções básicas de mecânica dos sólidos e fenômenos do transporte e identificar sua aplicação à engenharia de computação. 

•  Ter noções de empreendedorismo em engenharia de computação.  

Conteúdo Programático

O curso de Engenharia de Computação. 

Diretrizes curriculares.

A metodologia de ensino PBL.

Formação do engenheiro de computação. 

Áreas de atuação do profissional de Engenharia de Computação. 

Regulamentação da profissão.  

Questões ambientais da engenharia da computação. 

Empreenderismo em Computação.

Noções de mecânica dos sólidos e fenômenos dos transportes. 

    

Metodologia

A metodologia deste módulo será de atividades em sala de aula, em conjunto com discussões e algumas aulas expositivas.  

Material Utilizado 

Salas tradicionais de aula, com quadro negro ou branco, kit para escrever nos quadros,  computador e projetor multimídia. 

Avaliação

Este componente terá dois tipos de avaliação, participação nas aulas e trabalhos.

 A nota de participação nas aulas será dada pela sua presença nas aulas e terá peso de 20%.

 A nota dos trabalhos será a média das notas de cada trabalho entregue, e terá peso de 80%.

Cronograma Planejado:

Acompanhe pelo portal do aluno.

Bibliografia básica e complementar:

Colegiado do Curso de Engenharia de Computação da UEFS. http://www.ecomp.uefs.br/

Martin Campbell-Kelly (2009) A Origem da Computação. Scientific American Brasil. http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/a_origem_da_computacao_4.html

Video: A evolução da informática, dos computadores e da internet. http://www.youtube.com/watch?v=vtVxC9ocEu4

Video: A história da internet no Brasil.  http://www.youtube.com/watch?v=rWI5cY-jMS0

Video: Historia do computador em minutos. http://www.youtube.com/watch?v=F3qWg1JBPZg 

Video: Maravilhas Modernas: Tecnologia Digital http://www.youtube.com/watch?v=0LyjSIxPWug  http://www.youtube.com/watch?v=gU7wSVsthsE

Video: George Dyson at the birth of the computer. http://www.ted.com/talks/lang/en/george_dyson_at_the_birth_of_the_computer.html

Roberto Bigonha. Regulamentação da profissão de informática.  http://homepages.dcc.ufmg.br/~bigonha/Sbc/plsbc.html 

CONFEA http://www.confea.org.br/ e CREA http://www.creaba.org.br/.

Video: How to Find Work You Love https://www.ted.com/talks/scott_dinsmore_how_to_find_work_you_love?language=pt-br

Vídeo: A História Secreta da Obsolescência Planejada. http://www.youtube.com/watch?v=q97DdVViqLg

Vídeo: A História dos Eletrônicos (lixo eletrônico). http://www.youtube.com/watch?v=MPWgqkIVgbw

Vídeo: Momento ambiental Energia. http://www.youtube.com/watch?v=uE5hHRwgRMY

Vídeo. Google Data Center Efficiency Best Practices. http://www.youtube.com/watch?v=voOK-1DLr00

Vídeo: Ecoideias - 08/06/2014 - TI Verde http://www.youtube.com/watch?v=nVPAV-J6WCY

Sucata Pós-Moderna (Ciência Hoje)

Resíduo eletrônico: redução, reutilização, reciclagem e recuperação (Com Ciência)

Brasil é o campeão do lixo eletrônico entre emergentes (Estadão)